Projeto
bridge

Projeto

O QUE É O BRIDGE?

O BRIDGE – Unir a ciência e as comunidades locais para a redução do risco de incêndios florestais, é um projeto de investigação iniciado a 15 de março de 2021, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) no âmbito do concurso de Projetos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico sobre Prevenção e Combate a Incêndios Florestais.

Partindo de uma abordagem antecipatória centrada na prevenção e na mitigação do risco de incêndio florestal o projeto BRIDGE que conta com o conhecimento tradicional das populações sobre as fragilidades do território e sobre os comportamentos protetivos mais adequados. No BRIDGE a mobilização e envolvimento da comunidade local é uma condição central do projeto como abordagem de investigação. Pretende-se construir conhecimento com a comunidade e gerar uma maior consciencialização social do risco de incêndio rural, favorecendo o compromisso continuado com a estratégia de redução do risco consensualizada.

METODOLOGIA

A investigação-ação participada do BRIDGE parte do diagnóstico socio-ecológico da área-piloto e posteriormente aplica metodologias colaborativas destinadas a fomentar o diálogo entre populações locais, cientistas e organizações locais implicadas na gestão do risco de incêndio florestal.
O diagnóstico socio-ecológico assenta numa abordagem multi-método destinada a caracterizar os padrões de relação humana com a floresta e de adaptação ao risco de incêndio. As metodologias colaborativas concretizar-se-ão através de um laboratório colaborativo pelo qual se testarão ferramentas de capacitação local, designadamente o mapeamento participativo tridimensional (P3DM), e se promoverá o diálogo entre os diferentes atores locais com vista à redução do risco de incêndio florestal.

No âmbito do BRIDGE, destacam-se três tarefas principais, indicadas se seguida:

Tarefa 1

Conhecimento da área-piloto através de uma abordagem multi-método que combina fontes secundárias e técnicas de inquirição junto das populações locais. Pretende-se caracterizar a geografia humana de Monchique e os diferentes usos da floresta; conhecer os seus habitantes, o seu grau de vinculação ao lugar, os seus quadros habitacionais e modo como percecionam e coabitam com o risco de incêndio florestal.

Tarefa 2

Implementação de um Laboratório colaborativo destinado a potenciar o conhecimento e a experiência locais para uma mais eficaz gestão do risco de incêndio florestal. Pretende-se testar ferramentas de capacitação local, designadamente o mapeamento participativo, passíveis de ser posteriormente replicadas noutros territórios de risco.

Tarefa 3

Desenvolvimento de um roteiro destinado estimular a adoção da abordagem de investigação-ação participada testada em Monchique noutros territórios e para além da duração deste projeto.

RESULTADOS

Melhor integração entre diferentes formas de conhecimento, recursos e ação locais para a redução do risco de incêndio florestal em Monchique.

Maior consciencialização social do risco de incêndio florestal e das medidas protetivas em relação ao risco de incêndio florestal.

Partilha da estratégia e das ferramentas do BRIDGE por via de um Roteiro que guie iniciativas de redução do risco de incêndio de base local noutros territórios de risco.

Flyer do projeto

Newsletters

NEWSLETTER 1

NEWSLETTER 2

NEWSLETTER 3

Posters

POSTERS | Dissertações de Mestrado

“Análise da rede de atores na co-gestão adaptativa aos incêndios florestais em Portugal”

Poster referente à Dissertação de Guilherme Saad 

[Mestrado em Ordenamento do Território e Urbanismo do IST]

Poster disponível aqui

“Caracterização e Análise do Cadastro como Instrumento para a Gestão do Território. Caso de Estudo: Freguesia de Alferce”

Poster referente à Dissertação de Miguel Teixeira

[Mestrado em Gestão Sustentável dos espaços Rurais da UALg]

Poster disponível aqui

“Gestão Florestal Comunitária: política e escala de ação”

Poster referente à Dissertação de Ana Soares

[Mestrado em Ordenamento do Território e Urbanismo do IST]

Poster disponível aqui

“Estratégias para aumentar a Resiliência ao Fogo Florestal em Alferce, Monchique”

Poster referente à Dissertação de Henrique Ribeiro

[Mestrado em Arquitetura Paisagística da UALg]

Poster disponível aqui

POSTERS | Exposição InnoLab

“Análise Biofísica do Território de Monchique”

Poster disponível aqui

“Caracterização Florestal e dos Produtores Florestais”

Poster disponível aqui

“Cronograma das atividades do InnoLab”

Poster disponível aqui

“Mapeamento Participativo”

Poster disponível aqui

“Construção da Visão”

Poster disponível aqui

“Rede de Atores”

Poster disponível aqui