Notícias

Março 2024

“Territórios florestais de Monchique em debate”

(DIARIONLINE REGIÃO SUL)

 

Conferência final do BRIDGE pretende debater gestão dos territórios florestais no concelho de Monchique

No dia 14 de março, entre as 14h00 e as 18h00, vão ser apresentados os resultados finais do projeto de investigação BRIDGE – Unir a ciência e as comunidades locais para a redução do risco de incêndios florestais.

Notícia completa em: https://regiao-sul.pt/sociedade/territorios-florestais-de-monchique-em-debate/660654

 

[PRESENÇA DO BRIDGE NOS MEDIA]

“Trabalho científico sobre incêndios florestais vai ser apresentado em Monchique”

(ALGARVE PRIMEIRO)

No dia 14 de março, entre as 14h00 e as 18h00, vão ser apresentados os resultados finais do projeto de investigação BRIDGE – Unir a ciência e as comunidades locais para a redução do risco de incêndios florestais.
A conferência decorre na sala de eventos da Villa Termal de Caldas de Monchique e, além de partilhar com a comunidade local os resultados obtidos, pretende ser um momento de debate sobre a gestão dos territórios florestais do município.
 

Notícia completa em: https://www.algarveprimeiro.com/d/trabalho-cientifico-sobre-incendios-florestais-vai-ser-apresentado-em-monchique/55494-85

 

[PRESENÇA DO BRIDGE NOS MEDIA]

“Projeto BRIDGE apresenta resultados e promove debate sobre gestão dos territórios florestais em Monchique”

(JORNAL DE MONCHIQUE)

 

O projeto BRIDGE – Unir a ciência e as comunidades locais para a redução do risco de incêndios florestais – convida a população a participar na conferência final onde apresentará os resultados da sua investigação em Monchique, iniciada a 15 de março de 2021 com o objetivo de reduzir o risco de incêndio rural.

Notícia completa em: https://www.jornaldemonchique.pt/projeto-bridge-apresenta-resultados-e-promove-debate-sobre-gestao-dos-territorios-florestais-em-monchique/

 

[PRESENÇA DO BRIDGE NOS MEDIA]

“Gestão dos territórios florestais em Monchique vai ser debatida em conferência”

(JORNAL DO ALGARVE)

É já esta quinta-feira, dia 14, entre as 14h00 e as 18h00, que serão apresentados, em Monchique, os resultados finais do projeto de investigação BRIDGE – Unir a ciência e as comunidades locais para a redução do risco de incêndios florestais, avançou a Universidade do Algarve (UAlg) em comunicado.

Notícia completa em: https://jornaldoalgarve.pt/gestao-dos-territorios-florestais-em-monchique-vai-ser-debatida-em-conferencia/

 

[PRESENÇA DO BRIDGE NOS MEDIA]

“Conferência final do BRIDGE vai debater gestão da floresta de Monchique”

(BARLAVENTO)

O projeto de investigação BRIDGE vai apresentar os resultados finais numa conferência onde se pretende ainda debater a gestão da floresta em Monchique, na quinta-feira, dia 14 de março.

Notícia completa em: https://www.barlavento.pt/ambiente/conferencia-final-do-bridge-vai-debater-gestao-da-floresta-de-monchique

[PRESENÇA DO BRIDGE NOS MEDIA]

“Conferência final do BRIDGE pretende debater gestão dos territórios florestais no concelho de Monchique”

(ALGARVE7)

No dia 14 de março, entre as 14h00 e as 18h00, vão ser apresentados os resultados finais do projeto de investigação BRIDGE – Unir a ciência e as comunidades locais para a redução do risco de incêndios florestais.

A conferência decorre na sala de eventos da Villa Termal de Caldas de Monchique e, além de partilhar com a comunidade local e com todos os interessados os resultados obtidos, pretende ser um momento de debate sobre a gestão dos territórios florestais deste município. 

Notícia completa em: https://algarve7.pt/index.php/2024/03/12/conferencia-final-do-bridge-pretende-debater-gestao-dos-territorios-florestais-no-concelho-de-monchique/12/08/ambiente

[PRESENÇA DO BRIDGE NOS MEDIA]

CONFERÊNCIA FINAL DO BRIDGE

 

O BRIDGE convida para a sua conferência final que irá decorrer no dia 14 de março de 2024, entre as 14h00 e as 18h00, na sala de eventos da Villa Termal de Caldas de Monchique, em Monchique.

A conferência tem como objetivo partilhar, com a comunidade de Monchique e com todos os interessados nesta temática, os resultados obtidos durante o desenvolvimento do projeto, assim como criar um momento de debate sobre a gestão dos territórios florestais deste município.

 

VENHA BRINDAR CONNOSCO AO BRIDGE E A TODOS OS PARTICIPANTES QUE PERMITIRAM O SUCESSO DO PROJETO!

Fevereiro 2024

Janeiro 2024

“Monchique procura voluntários para ação de plantação na Cruz da Fóia”

(SUL INFORMAÇÃO)

A Câmara de Monchique está à procura de voluntários para, no próximo dia 27 de Janeiro, realizar uma ação de plantação com vista à manutenção do Projeto Life Relict na Cruz da Fóia. 

Em parceria com o Projeto BRIDGE e a Universidade de Évora, o Município de Monchique pretende com esta intervenção dar continuidade à preservação do habitat raro na Europa, listado na Diretiva Habitat (92/43/CEE)  como prioritário para a conservação e que se descreve como Matagais Arborescentes de Laurus nobilis ou Matos Altos de Lauróides.

Notícia completa em: https://www.sulinformacao.pt/2024/01/monchique-procura-voluntarios-para-acao-de-plantacao-na-cruz-da-foia/

 

[PRESENÇA DO BRIDGE NOS MEDIA]

“Município de Monchique promove ação de restauro ambiental aberta a voluntários”

(JORNAL DE MONCHIQUE)

A Câmara Municipal de Monchique, em parceria com o Projeto BRIDGE e a Universidade de Évora, vai realizar uma ação de restauro ambiental na Cruz da Foia, estando, para isso, a procurar voluntários.

A intervenção, que terá lugar no dia 27 de janeiro, pelas 10h00, vai colocar no terreno cerca de 3 mil plantas produzidas no âmbito do projeto Life-Relict. 

Notícia completa em: https://www.jornaldemonchique.pt/municipio-de-monchique-promove-acao-de-restauro-ambiental-aberta-a-voluntarios/

[PRESENÇA DO BRIDGE NOS MEDIA]

Dezembro 2023

Novembro 2023

Agosto 2023

“Ocorrência de incêndios em Monchique tem despertado o interesse de vários estudos académicos”

(JORNAL DE MONCHIQUE)

 

Os incêndios ocorridos na serra de Monchique, e não só, têm despertado o interesse de vários estudos académicos, com financiamento público da Fundação para a Ciência e Tecnologia, já realizados ou que se encontram em curso.

Notícia completa em: https://www.jornaldemonchique.pt/ocorrencia-de-incendios-em-monchique-tem-despertado-o-interesse-de-varios-estudos-academicos/ 

 

[PRESENÇA DO BRIDGE NOS MEDIA]

Junho 2023

“2a Sessão de participação “estratégias para ação” em Monchique”

(ALGARVE7)

A terminar as atividades no âmbito da Fase 2, o BRIDGE convida para a 2a sessão de participação sobre Estratégias para Ação a decorrer no território de Monchique no dia 22 de junho, entre as 18h00 e as 20h30 na Sala da Junta de Freguesia de Monchique.

Este evento é gratuito, aberto a toda a comunidade e conta com o apoio das Juntas de Freguesia de Alferce, de Marmelete e de Monchique assim como da Câmara Municipal de Monchique. A sessão decorrerá num formato misto (presencial e online), podendo participar também, via zoom, através do link: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/91780924309.

Notícia completa em: https://algarve7.pt/index.php/2023/06/12/2a-sessao-de-participacao-estrategias-para-acao-em-monchique/16/51/ambiente

[PRESENÇA DO BRIDGE NOS MEDIA]

“Incêndios: Monchique recebe ‘Estratégias para ação’ “

(BARLAVENTO)

Vai realizar-se a 2ª sessão de participação sobre «Estratégias para Ação» no dia 22 de junho na Sala da Junta de Freguesia de Monchique.

A terminar as atividades no âmbito da Fase 2, o BRIDGE convida para a 2ª sessão de participação sobre Estratégias para Ação a decorrer no território de Monchique no dia 22 de junho, entre as 18h00 e as 20h30 na Sala da Junta de Freguesia de Monchique.

Notícia completa em: https://www.barlavento.pt/algarve/incendios-monchique-recebe-estrategias-para-acao

 

[PRESENÇA DO BRIDGE NOS MEDIA]

“Monchique: 2ª sessão BRIDGE – ‘Estratégias para Ação’ “

(DIARIONLINE REGIÃO SUL)

 

No município de Monchique está em curso o Projeto BRIDGE, cuja segunda sessão, de participação aberta a toda a comunidade monchiquense, está focada em “Estratégias para Ação” de redução do risco de incêndio no território daquele município

A sessão irá decorrer no dia 22 de junho, entre as 18h00 e as 20h30 na Sala da Junta de Freguesia de Monchique

Notícia completa em: https://regiao-sul.pt/ambiente/monchique-2-a-sessao-bridge-estrategias-para-acao/628494

 

[PRESENÇA DO BRIDGE NOS MEDIA]

“Projeto-piloto em Monchique convida a debater boas práticas na gestão das florestas”

(JORNAL DE MONCHIQUE)

O BRIDGE – Unir a ciência e as comunidades locais para a redução do risco de incêndios florestais – vai organizar, no dia 22 de junho, a 2ª sessão de participação sobre Estratégias para Ação no âmbito de um projeto-piloto que está a decorrer no território de Monchique. O objetivo desta investigação é mobilizar e envolver a comunidade local no sentido de “gerar uma maior consciencialização social do risco de incêndio rural, favorecendo o compromisso continuado com a estratégia de redução do risco consensualizada” .

Notícia completa em: https://www.jornaldemonchique.pt/projeto-piloto-em-monchique-convida-a-debater-boas-praticas-na-gestao-das-florestas/

 

[PRESENÇA DO BRIDGE NOS MEDIA]

2ª SESSÃO ESTRATÉGIAS PARA AÇÃO

O BRIDGE convida para a 2ª sessão de participação sobre Estratégias para Ação a decorrer no território de Monchique no dia 22 de junho, entre as 18h00 e as 20h30 na Sala da Junta de Freguesia de Monchique.

A sessão decorrerá num formato misto (presencial e online), podendo participar também, via zoom, através do link: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/91780924309 

Partindo do trabalho desenvolvido na última sessão do BRIDGE, este encontro tem como objetivo debater boas práticas, na gestão de territórios florestais para a redução do risco de incêndio, que possam ser implementadas em Monchique.

Assim, pedimos a cada participante que identifique e apresente (ao grupo da sessão) um exemplo de boa prática na gestão da floresta (que conhece ou que teria interesse de implementar no seu território). Para melhor organizar a sessão, cada participante terá 5 minutos para apresentar a prática que identificou, procurando responder às seguintes questões:

O quê? – identificar o nome do exemplo de boa prática e o seu objetivo;

Onde? – identificar onde se localiza;

Quando? – identificar quando foi implementada (e terminada, caso se aplique);

Quem? – identificar quem desenvolveu e quem participa nesse exemplo de boa prática.

Participe!

Maio 2023

BRIDGE NA ‘8TH INTERNACIONAL WILDLAND FIRE CONFERENCE’

O BRIDGE participou na ‘8th International Wildland Conference Fire‘, a maior conferência mundial sobre fogos florestais. 

A conferência foi organizada pela AGIF (Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais) e decorreu na Alfândega do Porto, entre os dias 16 e 19 de Maio. Contou com mais de 90 países representados, com a presença de mais de 1600 participantes e com mais de 200 comunicações, entre as quais as do BRIDGE:

  • Monchique’s Innovation Laboratory – a space of dialogue and knowledge sharing to foster community-based disaster risk reduction in forest-prone areas (apresentado por Joana Dias)

  • Social Network Analysis (SNA) and adaptive co-management to forest fires: a case study of Serra de Monchique, Portugal (apresentado por Guilherme Saad)

Abril 2023

SESSÃO ESTRATÉGIAS PARA AÇÃO

 

O BRIDGE convida para a sessão de participação sobre Estratégias para Ação a decorrer no território de Monchique no dia 26 de abril, entre as 18h00 e as 20h30 na Sala da Junta de Freguesia de Monchique.

 

Este evento é gratuito, aberto a toda a comunidade e conta com o apoio das Juntas de Freguesia de Alferce, de Marmelete e de Monchique assim como da Câmara Municipal de Monchique. Terá a duração aproximada de 2 horas e tem como objetivo apresentar os resultados preliminares das sessões de participação que decorreram ao longo deste último ano no âmbito do InnoLab do BRIDGE. Os resultados serão apresentados no formato de uma proposta de Plano de Ação e as estratégias para execução do mesmo serão construídas coletivamente na sessão.

 

NÃO SEJA A PEÇA QUE FICA DE FORA!

Esta é a oportunidade de contribuir e ter uma voz ativa sobre o seu território! Participe!

 

Março 2023

“Monchique é caso-piloto da abordagem BRIDGE”

(ALGARVE7)

A desenvolver várias atividades no âmbito da Fase 2, o BRIDGE convida para a sessão de participação sobre Funções e Responsabilidades a decorrer no território de Monchique no dia 22 de março, entre as 18h00 e as 20h30 na Sala da Junta de Freguesia de Monchique.

Este evento é gratuito, aberto a toda a comunidade e conta com o apoio das Juntas de Freguesia de Alferce, de Marmelete e de Monchique assim como da Câmara Municipal de Monchique. Terá a duração aproximada de 2 horas e tem como objetivo definir as funções e responsabilidades dos diferentes atores que podem implementar ações para a redução do risco de incêndio no território de Monchique. Esta atividade terá como ponto de partida as ações definidas nas sessões decorridas em janeiro e fevereiro.

Notícia completa em: https://algarve7.pt/index.php/2023/03/17/monchique-e-caso-piloto-da-abordagem-bridge/09/20/atualidade

[PRESENÇA DO BRIDGE NOS MEDIA]

“Monchique: BRIDGE promove sessão sobre ‘Funções e Responsabilidades’ dia 22 de março”

(DIARIONLINE REGIÃO SUL)

A desenvolver várias atividades no âmbito da Fase 2, o BRIDGE convida para a sessão de participação sobre Funções e Responsabilidades a decorrer no território de Monchique no dia 22 de março, entre as 18h00 e as 20h30 na Sala da Junta de Freguesia de Monchique.

Este evento é gratuito, aberto a toda a comunidade e conta com o apoio das Juntas de Freguesia de Alferce, de Marmelete e de Monchique assim como da Câmara Municipal de Monchique. Terá a duração aproximada de 2 horas e tem como objetivo definir as funções e responsabilidades dos diferentes atores que podem implementar ações para a redução do risco de incêndio no território de Monchique. 

Notícia completa em: https://regiao-sul.pt/sociedade/monchique-bridge-promove-sessao-sobre-funcoes-e-responsabilidades-dia-22-de-marco/617326

[PRESENÇA DO BRIDGE NOS MEDIA]

SESSÃO FUNÇÕES E RESPONSABILIDADES

 

O BRIDGE convida para a sessão de participação sobre Funções e Responsabilidades a decorrer no território de Monchique no dia 22 de março, entre as 18h00 e as 20h30 na Sala da Junta de Freguesia de Monchique.

Este evento é gratuito, aberto a toda a comunidade e conta com o apoio das Juntas de Freguesia de Alferce, de Marmelete e de Monchique assim como da Câmara Municipal de Monchique. Terá a duração aproximada de 2 horas e tem como objetivo definir as funções e responsabilidades dos diferentes atores que podem implementar ações para a redução do risco de incêndio no território de Monchique. Esta atividade terá como ponto de partida as ações definidas nas sessões decorridas em janeiro e fevereiro.

 

 

NÃO SEJA A PEÇA QUE FICA DE FORA!

Esta é a oportunidade de contribuir e ter uma voz ativa sobre o seu território! Participe!

Fevereiro 2023

“Projeto BRIDGE convida para a segunda sessão de participação (aberta a toda a comunidade de Monchique) sobre Prioridades e Capacidades.”

(ALGARVE7)

A desenvolver várias atividades no âmbito da Fase 2, o BRIDGE convida para a segunda sessão de participação sobre Prioridades e Capacidades a decorrer no território de Monchique entre 22 e 23 de fevereiro.

Terá a duração aproximada de 2 horas e tem como objetivos (i) definir ações, de cariz prioritário, a implementar no território de Monchique e (ii) fortalecer capacidades locais para a redução do risco de incêndio em Monchique.

Notícia completa em: https://algarve7.pt/index.php/2023/02/11/projeto-bridge-convida-para-a-segunda-sessao-de-participacao-aberta-a-toda-a-comunidade-de-monchique-sobre-prioridades-e-capacidades/13/00/ambiente

[PRESENÇA DO BRIDGE NOS MEDIA]

“Monchique: BRIDGE realiza segunda sessão dias 22 e 23 de fevereiro (c/vídeo)”

(DIARIONLINE REGIÃO SUL)

A desenvolver várias atividades no âmbito da Fase 2, o BRIDGE convida para a segunda sessão de participação sobre Prioridades e Capacidades a decorrer no território de Monchique entre 22 e 23 de fevereiro.

Este evento é gratuito, aberto a toda a comunidade e conta com o apoio das Juntas de Freguesia de Alferce, de Marmelete e de Monchique assim como da Câmara Municipal de Monchique. Terá a duração aproximada de 2 horas e tem como objetivos definir ações, de cariz prioritário, a implementar no território de Monchique e fortalecer capacidades locais para a redução do risco de incêndio em Monchique.

Notícia completa em: https://regiao-sul.pt/sociedade/monchique-bridge-realiza-segunda-sessao-dias-22-e-23-de-fevereiro-cvideo/613233

[PRESENÇA DO BRIDGE NOS MEDIA]

2ª SESSÃO CAPACIDADES E PRIORIDADES

O BRIDGE convida para a segunda sessão de participação sobre Prioridades e Capacidades a decorrer no território de Monchique entre 22 e 23 de fevereiro.

Este evento é gratuito, aberto a toda a comunidade e conta com o apoio das Juntas de Freguesia de Alferce, de Marmelete e de Monchique assim como da Câmara Municipal de Monchique. Terá a duração aproximada de 2 horas e tem como objetivos (i) definir ações, de cariz prioritário, a implementar no território de Monchique e (ii) fortalecer capacidades locais para a redução do risco de incêndio em Monchique.

A mesma sessão irá decorrer em 3 horários e locais diferentes para que todos possam participar mediante a sua disponibilidade:

  • 22 de fevereiro, entre as 10h00 e as 12h30 na Sala Multiusos em Alferce;
  • 22 de fevereiro, entre as 18h00 e as 20h30 na Sala da Junta de Freguesia de Monchique;
  • 23 de fevereiro, entre as 14h00 e as 16h00 no Auditório Coopachique, em Monchique.

 Esta é a oportunidade de contribuir e ter uma voz ativa sobre o seu território! Participe!

Janeiro 2023

SESSÃO PRIORIDADES E CAPACIDADES

O Projeto BRIDGE convida para a sessão de participação (aberta a toda a comunidade de Monchique) sobre Prioridades e Capacidades.

Este evento é gratuito, terá a duração aproximada de 1h30 e tem como objetivo identificar, de forma participativa e coletiva, prioridades de intervenção nos territórios florestais e fortalecer capacidades locais para a redução do risco de incêndio em Monchique.

A mesma sessão irá decorrer um dia em cada freguesia de Monchique, de acordo com a seguinte calendarização:
    • 24 de janeiro, entre as 18h30 e as 20 horas na Sala Multiusos em Alferce;
    • 25 de janeiro, entre as 18h30 e as 20 horas na Casa do Povo em Marmelete e
    • 26 de janeiro, entre as 18h30 e as 20 horas na Sala da Junta de Freguesia em Monchique.

A partir das 16 horas, estaremos no local da sessão com a exposição dos resultados do projeto para quem quiserem visitar.

Se tem algo a dizer sobre o bem-estar da comunidade de Monchique e do seu território venha participar!

Novembro 2022

 

Entrevista para a Rádio Fóia

Convidamos todos os interessados a sintonizarem-se na Rádio Fóia (97.1 fm) para ouvirem a entrevista à Doutora Joana Dias (investigadora do projeto) sobre o BRIDGE e o desenvolvimento das atividades no âmbito do projeto em Monchique até ao momento. 

“BRIDGE – Projeto para a redução do risco de incêndios florestais”

(DIARIONLINE REGIÃO SUL)

 

A desenvolver várias atividades no âmbito da Fase 2, o BRIDGE convida-o para um momento de partilha com a comunidade de Monchique. De 22 a 24 de novembro, a equipa do BRIDGE estará no território de Monchique para ouvir a população, as suas preocupações e perspetivas em relação ao futuro do seu território.

.

Notícia completa em: https://regiao-sul.pt/sociedade/bridge-projeto-para-a-reducao-do-risco-de-incendios-florestais/604435

[PRESENÇA DO BRIDGE NOS MEDIA]

“Equipa do projeto BRIDGE vai ao encontro da comunidade de Monchique”

(BARLAVENTO)

 

Equipa do projeto BRIDGE vai ao encontro da comunidade de Monchique, de 22 a 24 de novembro, para ouvir a população.

Notícia completa em: https://www.barlavento.pt/destaque/equipa-do-projeto-bridge-vai-ao-encontro-da-comunidade-de-monchique

 

[PRESENÇA DO BRIDGE NOS MEDIA]

“Projeto BRIDGE, que coloca Monchique como caso-piloto, promove momentos de partilha e capacitação da população”

(JORNAL DE MONCHIQUE)

O projeto BRIDGE – Unir a ciência e as comunidades locais para a redução do risco de incêndios florestais – vai realizar momentos de partilha e capacitação da comunidade monchiquense de 22 a 24 de novembro nas três freguesias do concelho, enquadrado na fase 2 do plano.

Notícia completa em: https://www.jornaldemonchique.pt/projeto-bridge-que-coloca-monchique-como-caso-piloto-promove-momentos-de-partilha-e-capacitacao-da-populacao/

 

[PRESENÇA DO BRIDGE NOS MEDIA]

“Momento de partilha com a comunidade sobre a Floresta de Monchique”

(A VOZ DO ALGARVE)

 

AJUDE-NOS A CONSTRUIR PONTES PARA O FUTURO DA FLORESTA DE MONCHIQUE – Tenha uma palavra a dizer! A sua opinião importa!

Notícia completa em: https://www.avozdoalgarve.pt/d/-momento-de-partilha-com-a-comunidade-sobre-a-floresta-de-monchique/66755

[PRESENÇA DO BRIDGE NOS MEDIA]

 

VAMOS CONVERSAR?

 
O Projeto BRIDGE convida para um momento de partilha com a comunidade de Monchique.
De 22 a 24 de novembro, a equipa do BRIDGE estará no território de Monchique para ouvir a população, as suas preocupações e perspetivas em relação ao futuro do seu território. Serão, ainda, apresentados os resultados já obtidos no âmbito do projeto e recolhidas as perceções e opiniões da comunidade local sobre os mesmos.

 

Contamos com todos para refletir sobre o bem-estar da
comunidade de Monchique e do seu território. Venha participar!

Julho 2022

Concurso, no âmbito do projeto BRIDGE, para Estudante de Mestrado

 

Está a decorrer um concurso para a atribuição de uma bolsa de investigação, no âmbito do projeto BRIDGE, podendo as candidaturas ser enviadas até dia 19 de julho de 2022.

A bolsa destina-se a um estudante de mestrado, preferencialmente na área de planeamento territorial, engenharia do ambiente ou ciências sociais, e o trabalho será desenvolvido com a equipa do Instituto Superior Técnico.

Para mais informações: https://euraxess.ec.europa.eu/jobs/808301

Maio 2022

“Projeto “BRIDGE” realiza sessão aberta sobre gestão do risco de incêndio”

(JORNAL DE MONCHIQUE)

 

O projeto “BRIDGE” irá realizar uma sessão sobre a gestão do risco de incêndio, que terá lugar amanhã, dia 19 de maio, na sala polivalente da Escola Básica Manuel do Nascimento, pelas 18h00. A atividade será aberta a “toda a comunidade de Monchique”.

Notícia completa em: https://www.jornaldemonchique.pt/projeto-bridge-realiza-sessao-aberta-sobre-gestao-do-risco-de-incendio/

[PRESENÇA DO BRIDGE NOS MEDIA]

“Futuro da floresta de Monchique em debate público pelo projeto BRIDGE”

(BARLAVENTO)

 

Equipa do projeto BRIDGE convoca toda a comunidade para construir futuro da floresta de Monchique.

Notícia completa em: https://barlavento.sapo.pt/ambiente/futuro-da-floresta-de-monchique-em-debate-publico-pelo-projeto-bridge

[PRESENÇA DO BRIDGE NOS MEDIA]

“Sessão de diálogo quer ajudar a ‘Construir pontes para o futuro da floresta de Monchique’ “

(SUL INFORMAÇÃO)

 

Uma sessão de diálogo com o mote “Construir pontes para o futuro da floresta de Monchique”, do projeto BRIDGE, realiza-se na próxima quinta-feira, 19 de Maio, às 18h00, na sala polivalente da Escola EB 2,3. 

Notícia completa em: https://www.sulinformacao.pt/2022/05/sessao-de-dialogo-quer-ajudar-a-construir-pontes-para-o-futuro-da-floresta-de-monchique/

 

[PRESENÇA DO BRIDGE NOS MEDIA]

 

Entrevista para a Rádio Fóia

 

Convidamos todos os interessados a sintonizarem-se na Rádio Fóia (97.1 fm) para ouvirem a entrevista à Prof. Maria do Rosário Partidário (coordenadora do projeto) sobre o BRIDGE e a sessão de participação pública que irá decorrer no dia 19 de maio, pelas 18 horas, na Escola EB 2,3 em Monchique. 

 

CONSTRUIR PONTES PARA O FUTURO DA FLORESTA DE MONCHIQUE

O BRIDGE convida para uma sessão aberta a toda a comunidade de Monchique a decorrer no próximo dia 19 de maio, pelas 18 horas na Sala Polivalente da EB 2,3 (Estrada de Sabóia 176, Monchique). Este evento é gratuito, terá a duração aproximada de duas horas e visa estabelecer diálogos em torno de uma visão comunitária de Monchique tendo em conta as perceções de todos os elementos da comunidade.
 
Se tem algo a dizer sobre o bem-estar da comunidade de Monchique e do seu território venha participar!

Abril 2022

“Projeto BRIDGE abrange também Monchique”

(JORNAL DE MONCHIQUE)
 
Notícia completa na versão impressa do Jornal de Monchique do dia 30 de abril de 2022. 
 

[PRESENÇA DO BRIDGE NOS MEDIA]

Março 2022

“Sessão com debate inicia celebrações dedicadas às árvores e florestas”

(JORNAL DE MONCHIQUE)

A Comissão Administrativa Provisória (CAP) do Agrupamento de Escolas de Monchique, em parceria com os projetos Bridge e Life-Relict e com a Câmara Municipal de Monchique (CMM), realizou a sessão de abertura no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Árvore e do Dia Internacional das Florestas.

Notícia completa em: https://www.jornaldemonchique.pt/sessao-com-debate-inicia-celebracoes-dedicadas-as-arvores-e-florestas/

 

[PRESENÇA DO BRIDGE NOS MEDIA]

Outubro 2021

Equipa BRIDGE realiza atividades na área do projeto em Monchique

Em julho/2021, a equipa do BRIDGE iniciou as atividades na área do projeto, Serra de Monchique.

O trabalho de campo iniciou-se com a apresentação do projeto e início do diálogo com os membros da Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios de Monchique (CMDFI). Á apresentação seguiram-se visitas de reconhecimento do território acompanhada por representantes da Câmara Municipal de Monchique (CMM) e entrevistas com atores-chave no tema incêndios florestais, entre eles o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), Associação dos Bombeiros Voluntários de Monchique, Associação Monchique Alerta, Associação dos Produtores Florestais do Barlavento Algarvio (Aspaflobal) entre outros.

Estas foram as primeiras atividades no território envolvendo atores locais na perspetiva da investigação-ação participada, estando previstas outras atividades em Monchique durante a Tarefa 1 que visa conhecer as vulnerabilidades socio-ecológicas, recursos e capacidade adaptativa de Monchique aos incêndios florestais.

FOTO D.R.

“Origem do fogo em Monchique poderá estar num anexo duma associação que funcionava com cozinha (SIC Notícias)”

 

As autoridades acreditam que o incêndio em Monchique terá começado de forma acidental e suspeitam que uma ligação eléctrica improvisada poderá estar na origem do fogo – SIC Notícias

Reportagem na íntegra: https://postal.pt/sociedade/2021-07-18-Origem-do-fogo-em-Monchique-podera-estar-numanexoduma-associacaoque-funcionava-com-cozinha-a0db60a3

Junho 2021

Workshop internacional ESPON: Rumo a paisagens mais resilientes e resistentes aos incêndios na Europa

Neste workshop esteve presente o presidente da Câmara Municipal de Monchique como orador a falar da experiência do território neste domínio.

Ver mais em https://www.espon.eu/landscape-transition-portugal

Março 2021

BRIDGE | Unir a ciência e as comunidades locais para a redução do risco de incêndios florestais

Projeto de investigação iniciado a 15 de março de 2021, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) no âmbito do concurso de Projetos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico sobre Prevenção e Combate a Incêndios Florestais. 

O projeto será desenvolvido por um consórcio de três instituições, respetivamente o Instituto Superior Técnico (IST), coordenador do projeto, o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), e a Universidade do Algarve (UAlg).

Pretende-se construir conhecimento com a comunidade e gerar uma maior consciencialização social do risco de incêndio rural, favorecendo o compromisso continuado com a estratégia de redução do risco consensualizada.

Bem-vindos ao BRIDGE!