Monchique

PROJETO BRIDGE

ÁREA PILOTO

Concelho de Monchique, área piloto do projeto BRIDGE.

Fonte: SENSU-IST (adaptado de G.Earth)

A Serra de Monchique localiza-se no Concelho de Monchique, Distrito de Faro, a oeste do Algarve e representa a área piloto do projeto BRIDGE. O Relatório de Avaliação do Incêndio de Monchique elaborado pelo Observatório Técnico Independente (Rego et al., 2019) indicou que, em 2018, o Distrito de Faro registou 711 focos de incêndios florestais, incluindo o incêndio na Serra de Monchique que resultou numa área total ardida de 27.154 hectares e incalculáveis danos ambientais, materiais e pessoais na região. Conforme informações do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios Monchique 2016-2020, elaborado pela Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios de Monchique (CMDFCI, 2012), a Serra de Monchique possui extensas áreas classificadas como ‘alta’ e ‘muito alta’ perigosidade de ocorrência de novos incêndios florestais, destacadamente a porção oeste do concelho de Monchique e a parte Sul, na confluência com o concelho de Portimão.

MAPA

PLANO MUNICIPAL DE DEFESA DA FLORESTA CONTRA INCÊNDIOS

GALERIA

CONHEÇA MELHOR O NOSSO PROJETO

REGIÃO

REFERÊNCIAS

Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios de Monchique (2012) Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios de Monchique 2016-2020 (PMDFCI). 2ª Geração. Câmara Municipal de Monchique.

Observatório Técnico Independente, Castro Rego F., Fernandes P., Sande Silva J., Azevedo J., Moura J.M., Oliveira E., Cortes R., Viegas D.X., Caldeira D., e Duarte Santos F. – Coords. (2019) Avaliação do Incêndio de Monchique. Relatório. Observatório Técnico Independente. Assembleia da República. Lisboa. 78 pp.